Ultima atualização: 2 de julho de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

14Horas investidas

6Estudos avaliados

127Comentários coletados

Sem uma conexão com a internet, um computador  é um equipamento eletrônico praticamente inutilizável. Mas para conseguir uma conexão wireless rápida, estável e segura é simples, você precisa de um adaptador wireless.

Compatível com computador portátil e desktop, o adaptador wireless também é uma alternativa para diminuir o volume de fios que conectam seu computador à rede de internet. Continue a leitura para entender como esse dispositivo funciona e como escolher o modelo ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O adaptador Wireless é uma opção tanto para um computador desktop, quanto para um computador portátil, embora o notebook conte com uma placa de internet conectada à placa mãe. Você encontra modelos de adaptador wireless com antena interna ou externa.
  • Quando o assunto é adaptador wireless, as marcas TP-Link e D-Link oferecem os melhores produtos, tanto que alguns de seus modelos estão em nossa lista com sugestões de compras.
  • Para instalar o adaptador de Wireless por PCI, é necessário abrir a CPU do computador e instalar o equipamento junto à placa-mãe do computador, sendo um trabalho feito por um técnico em informática. Neste artigo, falaremos apenas sobre o adaptador wireless com conexão USB.

Melhores modelos de adaptador wireless: nossas recomendações

Nesta seção, selecionamos os melhores modelos de adaptador wireless disponíveis no mercado nacional e internacional. Todos os modelos listados abaixo possuem aprovação entre especialistas e consumidores e atendem aos principais critérios de compra:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre adaptador wireless

Não basta encontrar um adaptador wireless que conecte-se à internet de maneira segura, estável e simples, você precisa comprar um modelo compatível com o computador. Pensando nisso, preparamos um conteúdo super informativo sobre o adaptador Wi-Fi, que solucionará todas as suas dúvidas sobre o equipamento.

Imagem de uma mulher utilizando um notebook.

O adaptador wireless é fundamental para quem deseja manter o computador conectado à internet a todo momento. Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com

O que é um adaptador Wireless?

O adaptador wireless é um conversor que transforma sinais digitais em conexão de internet para seu computador desktop ou notebook. Este dispositivo é particularmente importante em alguns modelos de computador desktop que não contam com uma placa wireless integrada.

Embora a maioria dos modelos de notebook possuam esse adaptador integrado, nem todos os modelos estão disponíveis com a versão mais rápida da internet Wireless. Mas quando você escolhe um adaptador wireless mais moderno, você pode desativar a placa nativa e utilizar apenas o dispositivo USB.

Preciso de um adaptador Wireless?

Quando você investe em um adaptador wireless com conexão USB, você pode conectar-se à rede Wi-Fi sem precisar de um cabo Ethernet para conectar o desktop ou notebook em seu desktop ou notebook.

A maioria dos modelos de adaptador Wireless são plug-and-play, ou seja, não é necessário realizar qualquer configuração no roteador ou computador, basta conectar o dispositivo a uma porta USB e começar a usar o gadget, que pode ser plugado em diversos computadores.

Como o adaptador wireless oferece uma recepção de sinal melhor do que uma placa de internet embutida, este modelo também é ideal para quem se conecta a uma rede Wi-Fi com conexão de internet fraca, seja para aumentar a velocidade de navegação, upload e download.

Quais são os modelos de adaptador Wireless?

Você encontra o adaptador Wireless com antena interna ou externa. Em linhas gerais, um modelo com antena externa oferece maior qualidade de conexão e alcance de sinal, mas isso pode variar dependendo da velocidade, espaçamento e alcance do sinal oferecidos pelo dispositivo.

Embora a qualidade e alcance de sinal sejam melhores em um adaptador Wi-Fi com antena externa, não podemos esquecer que um modelo com antena interna é menor e mais portátil e pode ser uma opção melhor para quem usa o dispositivo para estudar ou trabalhar em um espaço coworking, em um cybercafé ou uma biblioteca.

Imagem de uma mulher utilizando um computador.

Um adaptador wireless com antena interna é uma opção mais discreta. Fonte: Gustavo Fring/ Pexels.com

Devo comprar um adaptador Wireless com antena externa ou interna?

Conforme mencionamos anteriormente, uma diferença básica entre os modelos de adaptador Wireless é a antena que pode ser externa ou interna. Para escolher a melhor opção para você, cheque a tabela comparativa abaixo:

Antena visível Antena invisível
Design A(s) antena(s) pode(m) chamar bastante atenção e ser(em) incômoda(s) Discreto
Conexão Oferece melhor conexão, especialmente se o roteador estiver longe do computador Oferece boa conexão
Indicação de uso Computador desktop notebook

Critérios de compra: como escolher o melhor modelo de adaptador wireless

Diversos aspectos podem fazer com que seu adaptador wireless seja mais ou menos compatível com seu desktop ou notebook, ofereça alcance menor ou maior, velocidade inferior ou superior, entre outras características. Para ajudá-lo a encontrar o melhor adaptador Wi-Fi para seu computador, listamos os principais aspectos que devem ser analisados e comparados:

Padrão de segurança

Embora muitas pessoas não se preocupem tanto com a segurança enquanto navegam pela internet, uma conexão segura é ainda mais importante do que uma conexão estável ou rápida, embora você deva valorizar ambas as características.

Nesse sentido, escolha um adaptador de wireless que seja equipado com os mais modernos padrões de segurança.

Quando o dispositivo oferece padrões de segurança modernos, torna-se mais difícil ter seu computador invadido por um hacker e suas informações pessoais e dados bancários vazados. Além disso, será mais difícil de outras pessoas utilizarem sua conexão de internet sem a sua permissão.

Padrão de sinal

A rede de internet sem fio pode sofrer com interferências de sinal com razoável facilidade. Mas quando o modelo escolhido conta com padrões de sinal de internet mais recentes, melhor é a qualidade do sinal da rede Wireless.

Nesse sentido, é ideal que o modelo escolhido seja compatível com o padrão mais moderno. Como essa informação muda a cada ano, você deve verificar o padrão vigente no momento da compra. Dica: atente-se também ao padrão wireless do roteador, pois o ideal é que sejam compatíveis.

Não esqueça também de analisar o padrão USB, que pode ser USB 2.0 ou USB 3.0, sendo que a versão USB 3.0 possui uma taxa de transferência de dados maior.

Velocidade

Outra característica importante no momento da compra é a velocidade do adaptador Wi-Fi que deve ser suficiente para garantir um alcance bom e manter não apenas a velocidade, mas a estabilidade da internet.

Também é importante que a velocidade do adaptador seja compatível com a velocidade da internet oferecida pelo provedor. Quando o dispositivo possui velocidade inferior, você paga um preço elevado pelo plano de internet e não recebe a velocidade contratada.

Quem realiza upload ou download de arquivos com frequência, deve escolher uma internet com velocidade superior.

Recepção de sinal

Outro fator importante é a direção de transmissão e recepção de sinal. Essa direção pode ser omnidirecional, ou seja, ocorre em todas as direções, ou de maneira direcional, que é alinhada com as antenas de interação.

Caso você trabalhe ou estude longe do roteador ou não tenha uma mesa para estudo ou trabalho, indicamos que você escolha um modelo com recepção omnidirecional.

Intervalo/frequência

Avalie também o intervalo em que ocorre o envio e recebimento de informações entre o roteador e o adaptador. Se você estiver acessando o computador a uma certa distância do roteador, é importante que o intervalo seja curto para garantir boa velocidade. A maioria dos modelos oferece entre 2,4Ghz a 5Ghz.

Compatibilidade com o sistema operacional

Embora este dispositivo seja plug-and-play e não demande configurações entre dispositivos, é importante checar a compatibilidade entre o adaptador wireless e o sistema operacional do computador, seja Windows, MacOS ou Linux.

Essa informação é muito fácil de encontrar, pois está presente na embalagem do adaptador wireless. Caso você não encontre essa informação facilmente, sugerimos que você cheque o site do fabricante e sempre escolha um modelo compatível.

Imagem de dispositivos conectados via cabo USB.

Verifique todas as características do adaptador wireless antes da compra. Jainath Ponnala/ Unsplash.com

Dimensões

A maioria dos modelos de adaptadores Wireless com antena embutida são compactos. No entanto, caso você prefira um modelo com antena externa, é fundamental analisar a quantidade de antenas e suas respectivas dimensões.

Esse critério de compra pode não parecer muito relevante se você utiliza o equipamento em casa, mas pode fazer toda a diferença para quem utiliza o adaptador de WiFi fora de casa, pois influencia na portabilidade do dispositivo móvel.

Resumo

Depois da leitura deste guia de compra, você pode se considerar um expert em adaptador wireless, pois você sabe exatamente como este gadget funciona e quais características são definidoras no momento da compra.

Importante ressaltar que como a tecnologia está em constante evolução, novos modelos surgirão após a compra, portanto, não hesite de voltar aqui no site e se inteirar sobre o assunto, bem como checar nossas sugestões de compra que são sempre atualizadas. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Sergei-Grin/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas