Ultima atualização: 30 de julho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Você já se perguntou o que fazer com seu computador antigo, ou que dispositivo lhe permite atualizar seu equipamento analógico? Se você ainda está se perguntando, é porque ninguém lhe disse que existe um adaptador VGA para HDMI.

O que é um adaptador VGA para HDMI? Os dispositivos analógicos geralmente têm uma saída VGA(Video Graphics Array) incorporada. Isto só capta e transmite sinais através de formas de ondas. Atualmente, entretanto, a maioria das entradas e saídas dos dispositivos de última geração são HDMI(High Definition Multimedia Interface).




O mais importante

  • O processo de decisão pode ser facilitado quando acompanhado pelos adaptadores VGA para HDMI mais bem avaliados do mercado.
  • Sempre que você optar por comprar um produto, você deve sempre se perguntar para que precisa dele. Desta forma, você pode escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades específicas.
  • Existem algumas qualidades básicas e inerentes de cada tipo de produto. Estes, sem dúvida, guiam o processo de busca. Para fazer isso, é necessário conhecer essas características em detalhes. Certifique-se também de que eles sejam compatíveis com as necessidades que você deseja atender.

Adaptador VGA para HDMI: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre adaptadores VGA para HDMI

Apesar do uso generalizado de um adaptador VGA para HDMI, nem todos os usuários tiram total proveito dele. Daí a importância de artigos como estes para ajudar cada usuário a fazer a escolha certa. Nesta seção, detalharemos todas as funcionalidades e características deste produto, portanto não perca!

Como um adaptador com saída ativa, ele transforma o sinal de analógico para digital. (Fonte: Yakobchuk: 60369335/ 123rf)

O que é um adaptador VGA para HDMI e quais são as suas vantagens?

Um adaptador VGA para HDMI é um dispositivo que assegura uma conexão entre dois computadores. Um com saída VGA, sinal analógico, com outro com entrada HDMI, capaz de transmitir sinal digitalizado. Também é verdade que as duas conexões são incompatíveis. O uso eficiente de tal adaptador torna possível transformar o sinal para uma exibição mais do que aceitável.

Vantagens
  • Conecta equipamentos com diferentes entradas de conexão
  • Conecta equipamentos antigos a equipamentos modernos
  • Prolonga a vida útil de equipamentos ultrapassados
  • Melhora a qualidade da imagem original
  • Este tipo de adaptador é fácil de usar
  • É um conversor ativo, útil para transmitir um sinal para monitores
  • Sua entrada de vídeo HDMI é compatível com a saída DVI
  • Sendo um adaptador com saída ativa, ele transforma o sinal de analógico para digital
  • O comprimento do cabo pode ser superior a 5 metros.
Desvantagens
  • Sua saída de vídeo VGA é útil para placas gráficas de médio e baixo nível
  • Em princípio, a saída VGA só transmite imagens, mas sua entrada HDMI oferece mais possibilidades
  • Conectar e desconectar a saída VGA enquanto em uso (hot-plug) pode danificar a placa gráfica e/ou monitor do computador
  • Cabos longos causam perda de qualidade de imagem

Como funciona um adaptador VGA para HDMI e para que ele serve?

Os adaptadores mudam o sinal de vídeo analógico para digital. Eles permitem uma reprodução perfeita do conteúdo multimídia de um dispositivo antigo para um dispositivo inteligente. Você é um daqueles usuários que ainda tem vídeos VHS e dispositivos DVD Blue Ray? Então você pode encontrar nestes adaptadores uma oportunidade barata para manter suas velhas memórias ou seus clássicos.

No caso específico deste adaptador, ele funciona com uma saída masculina VGA. Isto está conectado a equipamentos analógicos. O sinal que essa saída capta através das ondas, é transmitido através de um cabo onde esse sinal analógico se torna digital. Finalmente, a entrada feminina HDMI capta o sinal de comprimento de onda previamente convertido em um e zeros (digital). Assim, ele o transfere para equipamentos de última geração.

Como o adaptador VGA para HDMI difere do adaptador HDMI para VGA?

Algumas vezes os usuários tendem a pensar que o adaptador VGA para HDMI é o mesmo que o adaptador HDMI para VGA. No entanto, eles são diferentes. Abaixo, listamos suas principais diferenças:

DIFERENÇAS VGA -HDMI HDMI- VGA
Funcionalidade Decodifica imagens analógicas Converte imagens digitais em um formato para equipamentos analógicos
Formato Compatível com todos os dispositivos de última geração Somente para equipamentos com entrada VGA
Tecnologia A latência é alta, pois só pode funcionar com cabos Pode funcionar sem fio sem diminuir a qualidade da imagem
Largura de banda Limitada Superior à VGA, transporta som como Dolby True HD e Master Audio
Qualidade da imagem A qualidade do cabo afeta a imagem Melhor resolução e maior velocidade áudio-visual

Quais são as semelhanças e diferenças entre um adaptador USB para HDMI e um adaptador VGA para HDMI?

Semelhanças entre adaptadores VGA-HDMI e adaptadores USB-HDMI:

  • Eles conectam dispositivos com o objetivo de melhorar a qualidade ou a visualização de uma imagem.
  • Eles são fáceis de instalar.
  • Uma opção econômica para transmitir imagens entre dispositivos.

Diferenças entre os adaptadores VGA-HDMI e os adaptadores USB-HDMI.

  • Conecta equipamentos analógicos a digitais.
  • A conversão do sinal interfere na qualidade do conteúdo multimídia.
  • Necessário para a conexão de equipamentos de diferentes gerações tecnológicas.
  • O seu uso é muito popular. Ainda hoje, por ser uma opção barata e acessível.

Por que um adaptador VGA para HDMI pode parar de funcionar?

A ampla utilização deste produto encoraja os usuários familiarizados com ele a acreditarem que o adaptador é infalível. Entretanto, há algumas coisas que podem interferir no seu bom funcionamento. O cabo adaptador pode fazer com que o sinal analógico se quebre ou perca qualidade.

Em muitos casos, a deterioração deste cabo ocorre rapidamente. Outro tipo comum de interferência é a deterioração da saída VGA. Isto porque os usuários frequentemente conectam e desconectam o adaptador enquanto ele está quente. Isto causa uma deterioração progressiva.

O que fazer quando o áudio do adaptador VGA para HDMI não funciona?

Alguns tipos de adaptadores VGA para HDMI têm uma opção de saída de áudio. Isto é porque a saída VGA transmite apenas imagens. Sem este tipo de componente, um arquivo multimídia é reproduzido sem áudio.

Adaptadores VGA para HDMI com áudio às vezes podem quebrar facilmente. Como nos adaptadores convencionais, o cabo é decisivo para a qualidade do arquivo de mídia resultante. Entretanto, neste tipo de adaptador, outro componente entra em jogo: o dispositivo de áudio. Os usuários muitas vezes pensam que o problema é o cabo. Entretanto, quando o áudio falha e a imagem não, qual poderia ser a razão?

Critérios de compra

O propósito de um adaptador VGA para HDMI é ligar equipamentos com diferentes tipos de entradas de conexão. Geralmente, esses dispositivos são de diferentes gerações tecnológicas. Ou seja, um computador mais antigo com saída VGA, com um computador mais atualizado com entrada HDMI. Ao decidir comprar este tipo de adaptadores, é necessário conhecer suas características mais importantes.

Características

O cabo adaptador com entrada VGA e saída HDMI é amplamente utilizado atualmente. A entrada de vídeo VGA transporta sinais analógicos do tipo RGBHV (ou seja, vermelho, verde, azul, freqüência vertical e freqüência horizontal). A saída HDMI transforma estes sinais em um sinal digital (sistema binário de 0 e 1).

  1. Ele envia e transforma sinais analógicos em sinais digitais.
  2. Ele converte uma imagem de má qualidade em uma imagem de alta definição (HD).
  3. Além de carregar imagens, a largura de banda do formato HDMI é superior e carrega som como Dolby True HD e Master Audio sem transmitir.
  4. O adaptador VGA para HDMI converte o sinal digital para analógico. Uma vez recebido, ele é transformado de analógico para digital.

Além de transmitir e converter sinais analógicos para digitais, os adaptadores estendem a vida útil do equipamento. (Fonte: Choksawatdikorn: 66577781/ 123rf)

Capacidade de resolução

Atualmente, este tipo de cabo adaptador é capaz de suportar até 1080 linhas horizontais. Estes são responsáveis pela resolução vertical de uma imagem através do processo de varredura progressiva. Em outras palavras, uma resolução de 1080p(Full High Definition).

Além deste tipo de resolução de alta qualidade, os adaptadores VGA para HDMI são capazes de suportar resoluções mais baixas, tais como 480p, 576p e 720p, para monitores e projetores de Alta Definição.

Comprimento do cabo

O comprimento do cabo do adaptador VGA para HDMI é decisivo. Desde adaptadores com um micro cabo até adaptadores com cabo de 3 metros, todos eles servem ao mesmo propósito prático.

Por mais importante que seja o comprimento do cabo, a qualidade do cabo é ainda mais importante. Especialmente para sinais analógicos, onde até mesmo os menores detalhes interferem na qualidade da imagem.

Freqüência

Ao usar um cabo adaptador, a freqüência com a qual ele pode atualizar as imagens determina a qualidade da reprodução do vídeo. Em uma freqüência maior, a transição das imagens é mais suave. Portanto, há menos saltos entre as imagens.

A taxa de atualização em alguns computadores pode até chegar a 1000 Hz. Entretanto, a fabricação desses adaptadores evoluiu para 240 Hz. Isto não afeta a qualidade do sinal recebido pelo equipamento digital.

Número de entradas e saídas

O adaptador VGA para HDMI funciona com uma saída macho para uma entrada fêmea. Geralmente, para que o adaptador funcione efetivamente, ele deve ter uma entrada e uma saída.

Entretanto, muitos usuários hoje em dia usam um adaptador com uma saída VGA e duas entradas, um HDMI e um USB. Apesar das possibilidades deste tipo de adaptador com uma entrada e duas saídas, os usuários preferem a qualidade do adaptador tradicional 1x1.

Versões

O adaptador VGA para HDMI tem o benefício da própria saída HDMI. Ele é capaz de suportar resoluções mais altas e taxas de atualização vertical mais altas. A qualidade da imagem depende da versão de saída HDMI, do conector e do cabo utilizado. Nesta lista, nós apresentamos as diferentes versões de entradas HDM de acordo com sua resolução:

  • 1.0 suporta resolução de 1920 x 1200 pixel a 60 Hz.
  • 1.1 mesma resolução e frequências como acima.
  • 1.2 inclui resolução de 720p a 120 Hz.
  • 1.3 resoluções de 2560 x 1600 pixels a 60 Hz.
  • 1.4 resoluções de 4096 x 2160 pixels a 24 Hz/ 3840 x 2160 pixels até 30 Hz e 1920 x 1200 pixels a 120 Hz.
  • 2.0 4K de resolução a 60 Hz. Suporta o formato de vídeo 21:9.
  • 2.1 adiciona suporte para resolução de 4K a 120 Hz e 8K a 120 Hz.
Giovanni_AriasMicrosoft Moderator, Consultant and Agent
"Nesta situação, a primeira coisa seria verificar os drivers do adaptador de som Realtek no seu dispositivo. Desta forma, você se certifica de que está no adaptador de som correto. Caso esta verificação não seja suficiente, é possível desinstalar e reinstalar os drivers de som onde os drivers estão localizados"

Sumário

O adaptador VGA para HDMI não é apenas uma alternativa barata e fácil para os usuários. É também uma esperança para equipamentos que estão se tornando obsoletos, mas que mantêm sua funcionalidade. Para clientes amantes de vintage, este adaptador é uma aquisição valiosa.

Você precisa economizar dinheiro e espaço, com o objetivo de preservar as boas e velhas memórias? Então a compra deste adaptador será sua melhor solução. Pense nas infinitas possibilidades deste adaptador e nos informe nos comentários sobre sua experiência - esperamos que você a tenha achado útil!

(Fonte da imagem em destaque: Public Domain Pictures: 697640/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas