Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Hoje, existem muitos tipos diferentes de portas para nossos dispositivos eletrônicos. Especialmente quando se trata de carregadores para smartphone, dependendo da marca e modelo que você tem, você precisará de um tipo de porta ou outro.

No entanto, desde agosto de 2014 muitos fabricantes de telefones celulares movidos a Android padronizaram em USB tipo C. No entanto, não queremos que você confunda o conector USB tipo C como apenas um método de carregamento de telefones celulares. Ele pode realizar muito mais funções relacionadas à transferência de dados - descubra neste artigo!




As coisas mais importantes a saber

    • Pense na funcionalidade que você precisa: conectar um USB tipo C (macho ou fêmea) a que tipo de dispositivo, porta e comprimento de cabo.
    • É fácil cometer um erro ao adquirir estes tipos de produtos relacionados à tecnologia. Pesquise os critérios de compra de um adaptador USB tipo C, tais como materiais, design e muito mais.
    • Um ponto importante a considerar é se as suas exigências são simples ou complexas. Se você comprou um dispositivo que funciona com esta tecnologia, verifique antecipadamente se ele não inclui algum tipo de adaptador simples. Ou, instruções para evitar retornos futuros.

Adaptador USB tipo C: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre os adaptadores USB Tipo-C

Você pode ter algumas perguntas antes de comprar um adaptador USB tipo C, especialmente se você não estiver muito familiarizado com a tecnologia ou se não for um nativo digital. Abaixo, vamos responder as perguntas mais frequentes de uma forma clara e simples.

Mano de hombre sosteniendo el adaptador USB debajo del conector tipo C para computadora portátil

Pense na funcionalidade que você precisa: conectar um USB tipo C (macho ou fêmea) a que tipo de dispositivo, porta e comprimento de cabo. (Fonte: Volodymyr Shtun: 132192746/ 123rf)

O que é um adaptador USB tipo C e para que serve?

Para entender o que é o adaptador, precisamos primeiro saber que o USB tipo C é um conector para computadores, tablets e smartphones. Ele é usado para a transmissão de energia (carga da bateria) e dados.

É importante antes de prosseguirmos, destacar a definição de dois conceitos neste ponto: padrões e conectores. Em termos simples, os padrões são a tecnologia por trás do USB e o conector é a forma física do USB em questão.

Atualmente, o padrão de última geração em uso é o 3.1 e é a única tecnologia USB com a qual o tipo C funciona. Ele não é compatível com os modelos 1.0 e 2.0. Os outros conectores são Tipo A (que é a forma clássica e universalmente reconhecida de USB) e Tipo B. Este último tem pouca implementação e é usado apenas raramente. Este último não é amplamente utilizado e é usado principalmente em scanners e impressoras.

Este conector tem várias funcionalidades, além do conector USB 3.1, tais como saída de áudio e vídeo de HDMI, VGA ou DP. O problema que encontramos é que, apesar de termos essas possibilidades, não é comum ter conectores para usar todas essas tecnologias. É aqui que entra em jogo o papel do adaptador .

Graças a este dispositivo nós podemos conectar as diferentes portas necessárias para USB tipo C para explorar ao máximo suas funcionalidades.

Que tipos e subtipos de adaptadores USB tipo C existem?

Com base no mercado atual, os adaptadores são divididos em primeira instância de acordo com se são de uma única entrada ou têm mais de uma entrada(hub). Esta é a primeira categorização que divide o adaptador em outros subtipos. Para conhecer os subtipos, devemos diferenciar se o adaptador USB-C que queremos adaptar é um adaptador de entrada ou de saída (masculino ou feminino).

Se o adaptador for um adaptador de entrada única, o adaptador USB-C pode ser masculino ou feminino. Por outro lado, se for um hub com múltiplas entradas, o adaptador transformará essas diferentes portas em um USB tipo C macho.

Que tipo de entradas o adaptador USB tipo C permite?

Como você sabe, o adaptador atua como um link entre o USB tipo C e outros tipos de entrada. Produtos de base tecnológica têm a característica de que eles podem evoluir relativamente rápido. Além de ter novas versões com novas funcionalidades.

Assim, os últimos adaptadores USB tipo C lançados no mercado podem vir com todos esses tipos de portas

  • HDMI - HDMI 4K
  • SD - MicroSD -TransFlash (TF) Cartões
  • USB Tipo A - USB Tipo B
  • VGA - DP - DVI
  • LAN ou cabo ethernet.
  • Áudio / Miro

Além de todos estes conectores, é muito comum ver, como fonte de alimentação, uma entrada USB tipo C fêmea.

Como o USB tipo C difere de seus predecessores?

Este último modelo de conector USB tem características, tanto técnicas quanto de design, que o diferenciam muito positivamente dos USBs anteriores. É semelhante em tamanho à MicroUSB, mas tem uma cabeça oval e é simétrica em ambos os lados. Graças a isso, ele permite que o cabo ou plugue seja conectado de forma reversível.

Obviamente, a evolução do USB vai além dos aspectos puramente estéticos e funcionais. Ele também tem um componente de melhoria tecnológica considerável. A velocidade de transferência de dados da versão 3.1, com a qual o tipo C funciona, é mais de dez vezes mais rápida que a 2.0.

Como eu sei se preciso de um adaptador USB tipo C?

Você pode estar pensando em comprar um adaptador USB tipo C e não ter 100% de certeza se ele é realmente necessário. Se o seu caso é um dos seguintes, você realmente precisa comprar um

  • Se você perder seu carregador de smartphone, você pode usar um adaptador para substituí-lo como uma fonte de alimentação.
  • Se você achar que a porta que você precisa para conectar o cabo não é simétrica e o cabo só poderá entrar de um lado, você pode ser capaz de resolver o problema através do adaptador.
  • Para reproduzir áudio e vídeo para um monitor de 4K a partir do seu telefone celular.
  • Para continuar usando seus dispositivos de nova geração com dispositivos tipo C mais antigos, pré-USB.

Adaptador tipo C rojo

Atualmente, existem muitos conectores para nossos dispositivos. (Fonte: Alexe: yh0UtueiZ-I/ Unsplash)

Posso conectar um USB tipo C ao conector com o adaptador?

Em muitos smartphones de nova geração, nós descobrimos que a porta do conector foi removida do design. Isto torna impossível conectar fones de ouvido que não funcionam via tecnologia Bluetooth.

Naturalmente, você será capaz de encontrar o produto específico que você precisa para isto. Você pode encontrar tudo, desde simples adaptadores USB-C a conectores, até outras opções de hubs que incluem este tipo de porta. Se sua intenção é simplesmente continuar usando seus fones de ouvido antigos, nossa recomendação é um adaptador USB-C direto para tomada.

Critérios de compra

Você é quase um especialista no assunto. Você simplesmente precisa conhecer certos critérios a serem considerados ao adquirir seu produto ideal. Desta forma, você encontrará a que se adapta às suas necessidades. As coisas a considerar antes de fazer sua compra de um adaptador USB tipo C são:

Gênero do USB tipo C

Este é o primeiro passo a considerar ao escolher o adaptador. Dependendo do que for necessário aqui, irá influenciar muito a sua escolha. Se você deseja ser capaz de adaptar um cabo do tipo C para USB tipo A, o adaptador que você precisa é ou uma entrada ou C fêmea com saída USB tradicional.

Se, por outro lado, você quiser conectar um C a algum dispositivo e tiver cabos de saída de vários tipos (HDMI, USB-A, microSD), suas necessidades cabem num adaptador de saída USB-C.

Para tornar esta explicação um pouco mais clara: no primeiro caso, precisaríamos dele se, por exemplo, nosso cabo é um cabo de saída USB-C duplo. E nós queremos conectar o celular ao PC e nossa torre é antiga.

A segunda, certamente é a situação mais comum. Nós queremos conectar um tablet eletrônico ou MacBook com entrada USB-C a outro tipo de cabo. Como um HDMI 4K, um cartão de dados ou qualquer outro número de outras aplicações. Portanto, o adaptador USB-C é frequentemente referido como a saída direta.

La unidad USB conectanda al concentrador USB

Este conector tem uma variedade de funções além do conector USB 3.1, como saída de áudio e vídeo de HDMI, VGA ou DP. (Fonte: Chainarong Chokrung: 80651206/ 123rf)

Materiais

O elemento do qual o adaptador é composto, como qualquer produto tecnológico, terá um impacto na qualidade, peso, resistência e preço final do produto. Em geral, existem apenas duas opções possíveis em termos de material de fabricação: plástico ou liga metálica (geralmente alumínio).

Adaptadores feitos de plástico são mais simples em termos de desempenho. Eles são usados para uma determinada aplicação, são mais baratos e durarão muito menos. Os metálicos oferecem melhor resistência tanto ao uso quanto ao clima. Entretanto, o peso e o preço aumentam com esta opção.

Design e número de portas

O aspecto estético está intimamente relacionado com as funções que o próprio adaptador pode oferecer. Se o fabricante decidiu projetar um produto que seja pequeno e prático, ele não terá muitas portas de conexão. E todos eles serão de um tipo específico (saída de vídeo, USB tradicional, entre outros).

O mesmo se aplica a adaptadores simples ou de pinos. Como eles são simplesmente usados para um conector, o design será simples, o tamanho será pequeno e a prioridade será a funcionalidade. É importante considerar quantos cabos você quer ter conectados ao mesmo tempo, pois isso influenciará o design do produto final.

Diferentes tipos de portas

O hub que você compra tem várias portas diferentes. Além de um completo que possui todos os tipos de recursos, os adaptadores muitas vezes oferecem entradas, dependendo das aplicações. Se é saída de vídeo, multiplicar portas USB, transmissão de dados em cartões, etc.

Abaixo está uma tabela com as diferentes portas em relação à sua função. Esta informação ajudará você a discernir o que cada adaptador pode oferecer e no que cada um é especializado.

Tipo de porta Aplicação
HDMI - HDMI 4K Para reprodução de áudio e vídeo em alta definição e qualidade.
Cartões SD - MicroSD -TransFlash (TF) Para a transmissão de informações digitais, como programas e arquivos.
USB Tipo A - USB Tipo B O tipo de conector mais comumente usado para transmissão de dados e energia.
VGA - DP - DVI Outros tipos de conectores para áudio e vídeo, um pouco mais antigos.
LAN ou cabo ethernet Para permitir a conexão à Internet a partir de outro dispositivo.
Áudio / Miro Para poder conectar um complemento de saída e/ou entrada de áudio ao dispositivo.

Resumo

O USB tipo C é, sem dúvida, um dos conectores mais difundidos nos últimos anos. Isto se deve à sua tecnologia, características e ao fato de muitas marcas da indústria terem decidido padronizar este aspecto.

É por isso que, a fim de evitar que seus dispositivos se tornem obsoletos, você precisará de um adaptador deste tipo. Finalmente, se você achou este artigo interessante, por favor sinta-se à vontade para compartilhá-lo, deixe-nos um comentário e mencione-nos para ajudar mais pessoas. Muito obrigado.

(Fonte da imagem em destaque: Roman: 94480568/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas