Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

22Horas investidas

7Estudos avaliados

76Comentários coletados

Nós vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico. Estamos cercados por uma infinidade de dispositivos diferentes, como HDMI e USB. Novos modelos com diferentes características e padrões de conexão estão constantemente aparecendo. Neste contexto, muitas vezes é necessário ter adaptadores para conectar um dispositivo a outro.

Entretanto, a escolha do adaptador certo nem sempre é fácil. Existem diferentes tipos projetados para diferentes tipos de equipamentos. E, é claro, nem todos eles oferecem o mesmo nível de desempenho. Para ajudá-lo a escolher o correto, nós elaboramos este guia abrangente.




O mais importante

  • Os adaptadores nos permitem conectar equipamentos com entradas e saídas incompatíveis.
  • Eles normalmente consistem de uma porta de entrada, um cabo de conexão e uma porta de saída.
  • Existem diferentes tipos de adaptadores. Os dois mais usados são: o adaptador USB para HDMI e o adaptador HDMI para VGA.

Adaptador HDMI: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre adaptadores HDMI

Ao comprar um adaptador, há uma série de coisas importantes a considerar. Não esqueça que existem diferentes modelos de adaptadores, cada um para um uso específico. É por isso que nesta seção nós respondemos as perguntas mais comuns dos compradores para que você não tenha dúvidas.

Familia viendo televisión

Graças aos adaptadores HDMI você pode conectar seu laptop à sua TV. (Fonte: Yeulet: 42271469/ 123rf.com)

O que é exatamente um adaptador HDMI?

Os adaptadores HDMI são conectores que permitem conectar vários dispositivos eletrônicos convertendo, se necessário, o sinal de vídeo de um formato digital para um formato analógico. Eles geralmente consistem de um cabo mais ou menos longo, um ponto de entrada de sinal e um ponto de saída.

Quais são os elementos de um adaptador?

Um adaptador consiste basicamente de três elementos. Primeiramente, a(s) porta(s) de entrada do sinal, geralmente chamada(s) de porta(s) masculina(s). Em segundo lugar, a porta de saída do sinal ou fêmea. E finalmente, um cabo, mais ou menos extenso, que conecta as portas de entrada e saída.
Você sabia que a maioria dos dispositivos audiovisuais vem com uma conexão HDMI?

Para que serve um cabo HDMI?

HDMI significa High Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Definição), que significa interface multimídia de alta definição. É simplesmente um padrão de conexão para a transferência de áudio e vídeo entre diferentes dispositivos. Esta transferência é realizada através de um cabo sem comprimir a informação.

Desta forma, por exemplo, um laptop pode ser conectado a uma TV inteligente. Você pode então assistir os filmes ou séries que você baixou do seu computador na tela da TV, que é logicamente muito maior. E com a vantagem de que tanto o áudio quanto o vídeo estão em formato digital.

Os cabos HDMI permitem que você transmita vídeo e som ao mesmo tempo. (Fonte: Savusia: 108804886/ 123rf.com)

Quais são as principais aplicações dos adaptadores HDMI?

Os adaptadores são usados para conectar diferentes tipos de dispositivos. Assim, com um adaptador HDMI, é possível conectar consoles de jogos ou computadores a displays analógicos. Ou no caso de adaptadores USB para HDMI, é possível conectar computadores a telas ou monitores com entrada HDMI.

Para conectar um tablet a uma tela digital, o adaptador deve ter uma porta USB ou Mini USB, que são os mais usados nestes dispositivos.

Vantagens e desvantagens dos adaptadores HDMI?

Os adaptadores HDMI têm uma série de vantagens que vão além da possibilidade de conexão de equipamentos que de outra forma seriam impossíveis de serem conectados. Eles são leves e fáceis de transportar. Além disso, seu preço é geralmente bastante baixo. No entanto, os cabos são freqüentemente bastante pesados de usar.
Vantagens
  • Leve
  • Compacto
  • Barato
  • Pode transmitir áudio e vídeo em formato digital
Desvantagens
  • O cabo pode ser incômodo

Como usar um adaptador HDMI?

Para começar, é necessário verificar se o equipamento é compatível. Para fazer isso, você deve verificar se os dispositivos têm portas de entrada e saída para o tipo de conexão HDMI. Estas portas normalmente estão localizadas na parte de trás do equipamento.

Uma vez verificado, conecte o cabo aos dois dispositivos eletrônicos que você deseja conectar. Então vá para o menu da TV ou do dispositivo que irá reproduzir a imagem e selecione a fonte de entrada desejada. Logicamente, este deve ser o outro dispositivo ao qual o cabo adaptador está conectado.

Para quem você deve comprar um adaptador HDMI?

Em geral, eles são recomendados para qualquer pessoa que precise conectar dispositivos com tipos de entrada HDMI. Então, por exemplo, se você tem um console de jogos e quer conectá-lo a um projetor, você vai precisar de um adaptador HDMI para VGA. Ou um adaptador USB para HDMI se você quiser conectar seu laptop a uma TV digital.

Também há adaptadores HDMI para VGA. (Fonte: Nontawat: 83839982/ 123rf.com)

Que outros tipos de adaptadores existem?

Existe uma grande variedade de adaptadores, cada um projetado para se adaptar a diferentes tipos de dispositivos. Entretanto, hoje, os mais comuns são os adaptadores USB para HDMI e os adaptadores HDMI para VGA. Na tabela a seguir você pode ver quais são suas principais características.

Adaptador USB para HDMI HDMI para VGA
Função Usado para conectar um computador a um monitor ou display com entrada HDMI Usado para conectar um computador, console de jogos ou qualquer outro dispositivo a um monitor com entrada VGA analógica.
Conversão de sinal Eles enviam o sinal de uma porta USB para uma porta HDMI Eles convertem o sinal do formato digital para o analógico.

Que tipo de cuidado um adaptador HDMI requer?

Em geral, por ser um dispositivo eletrônico, ele não deve entrar em contato com água. Da mesma forma, ele não deve ser derrubado ou batido. Além disso, se você vai transportá-lo regularmente, é aconselhável mantê-lo protegido para evitar que seja danificado por fricção ou contato com outros objetos.

Critérios de compra

Em seguida, vamos analisar uma série de critérios importantes que acreditamos que você deve levar em conta antes de comprar um adaptador. Alguns desses critérios são critérios padrão para qualquer compra. Outros, entretanto, são específicos para adaptadores e, portanto, às vezes podem ser negligenciados.

Uso pretendido

Ao comprar um adaptador, você deve pensar no que você estará usando-o. Nesse sentido, você deve pensar com que equipamento você irá usá-lo, com que freqüência você irá usá-lo, e onde você irá usá-lo. Você não precisará do mesmo adaptador para usar com o mesmo equipamento em um local fixo como você precisará para usar com equipamentos diferentes em locais diferentes.

Existem tipos diferentes de adaptadores, adaptadores HDMI são ideais para conectar seu computador à sua TV. (Fonte: Greyjj: 31059289/ 123rf.com)

Compatibilidade

É importante que você verifique a compatibilidade do adaptador. A este respeito, verifique as instruções do fabricante e leia o manual de instruções. Desta forma você saberá se ele é adequado para jogar conteúdo de Macbooks, Chromebook Pixel, celulares, laptops, tablets ou consoles de jogos.

Há muitos casos de compradores que compraram um adaptador sem verificar se ele é compatível com seu dispositivo e ficaram desagradavelmente surpresos ao experimentá-lo pela primeira vez. Nosso conselho é comprar um com o mais alto grau de compatibilidade para que você possa usá-lo em mais dispositivos.

Conectores

Alguns adaptadores oferecem mais conexões do que apenas HDMI. Por exemplo, você pode encontrar adaptadores com conexões DVI ou um conector de 3.5mm para áudio. Outros podem até ter múltiplas conexões e alguns até vêm com cabos de energia.

4K conversão

Este é um aspecto que muitas vezes é negligenciado. Alguns adaptadores suportam a transferência de conteúdo de 4K, permitindo que você desfrute de uma imagem de alta qualidade. No entanto, nem todos os adaptadores estão à altura da tarefa. Portanto, se você está planejando reproduzir um vídeo 4K, certifique-se de que seu adaptador é compatível.

Cabos

Naturalmente, os cabos são uma consideração importante. A este respeito, você precisa pensar no comprimento dos cabos, sua espessura, sua flexibilidade e sua resistência. Você também deve considerar se o adaptador tem um conector de 3,5 mm, neste caso você deve ter um cabo para ele.

Design

Ao comprar um adaptador você encontrará um grande número de designs diferentes. Desde modelos bastante compactos até aqueles que são bastante grandes e têm um grande número de portas. Portanto, se você vai carregar o adaptador com você o tempo todo, você provavelmente estará interessado em um design mais compacto e leve.

Os cabos HDMI são compactos e vêm em tamanhos diferentes. (Fonte: Pedrouzek: 29467704/ 123rf.com)

Qualidade dos materiais

Este é um aspecto que não deve ser negligenciado se você quiser ter certeza de que o adaptador oferece alta durabilidade. Verifique a qualidade dos materiais e o quão fortes eles são. Além disso, aqueles com dicas douradas permitirão que você desfrute de uma imagem com um grau de nitidez e fidelidade maior do que a original.

Algumas das marcas mais prestigiadas são: StarTech, DeLOCK e MINIX.

Resumo

Adaptadores são necessários para conectar vários dispositivos eletrônicos. Embora muitas vezes possa ser incômodo ter que usar cabos e cabos, eles são extremamente úteis. Prova disso é como é frustrante querer conectar dois computadores e não ter o adaptador necessário para fazê-lo.

Existem diferentes tipos de adaptadores, mas os dois mais comumente usados são os adaptadores USB para HDMI e os adaptadores HDMI para VGA. Em qualquer caso, ao escolher um adaptador, é essencial levar em conta alguns critérios de compra. Entre outras coisas, é importante considerar o uso pretendido, a compatibilidade e a marca.

Esperamos que este guia tenha ajudado você a escolher o adaptador que você precisa. Se você acha que sim, por favor, compartilhe conosco e deixe um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Hrytsenko: 72213564/ 123rf.com)

Resenhas