Imagem mostra um notebook com adaptador USB conectado.
Ultima atualização: 8 de julho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você quer aproveitar os benefícios que as redes WiFi oferecem, mas seu computador é mais antigo e não oferece tal possibilidade de conexão? Saiba que o adaptador de rede USB é um pequeno dispositivo que pode te ajudar!

Pequeno e compacto, um adaptador USB faz com que um computador possa receber sinal WiFi e se conectar a redes sem fio. Quer saber mais sobre o dispositivo e entender como escolher o melhor modelo? Leia atentamente as próximas linhas do nosso artigo!




O mais importante

  • Adaptadores de rede USB podem ser muito úteis para permitirem conexão sem fio em computadores que não tem o que é necessário para elas ou para melhorar a velocidade e o desempenho da internet em certas situações.
  • É ainda mais recomendado usar um adaptador de rede USB em um notebook. Para computadores desktop, os adaptadores PCI, com melhor desempenho, podem ser uma alternativa.
  • Sempre observe se o adaptador de rede é compatível com o sistema operacional e com as portas USB de seu computador e se oferece recursos modernos de segurança.

Adaptador de rede USB: nossa recomendação dos melhores produtos

Não há nada como conhecer modelos de muita qualidade de um produto que você deseja comprar. Por isso, selecionamos os melhores adaptadores de rede USB disponíveis no mercado:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre adaptador de rede USB

Você tem dúvidas sobre como um adaptador de rede USB pode te ajudar e sobre quais as diferenças entre modelos? O guia de compra traz todas as respostas necessárias sobre tais dispositivos!

Imagem mostra um adaptador de rede USB conectado a um notebook.

Um adaptador de rede USB pode ajudar muito em notebooks antigos. (Fonte: Skitterphoto / Pixabay.com)

O que é um adaptador de rede USB?

Um adaptador de rede USB serve ou para permitir que um computador sem compatibilidade com redes WiFi possa se conectar à internet sem fio, ou para melhorar a conectividade e a velocidade de um dispositivo. Ao ser ligado a uma entrada USB, ele funciona como receptor e transmissor de sinais.

Adaptadores de rede USB são pequenos e portáteis.

Portanto, se você possui um computador antigo e sofre com a dificuldade de conectá-lo à internet sem usar fios, o adaptador de rede USB é a solução. Tudo o que é necessário é uma porta USB compatível.

Pequeno, o adaptador de rede USB possui grande portabilidade, o que faz dele ótimo para uso com notebooks. Eventualmente, apresenta também antenas que ajudam a aumentar a velocidade e a qualidade das conexões e pode funcionar com essa função em computadores que conseguem se conectar às redes sem fio normalmente.

Quais as vantagens de um adaptador de rede USB?

Para computadores antigos, o adaptador de rede USB pode ser a única solução para a conexão sem fio. Assim, ele é um dispositivo amplamente necessário em tal situação.

Adaptadores de rede USB apresentam versatilidade, por serem usados também para melhorar a velocidade e o alcance das conexões, e portabilidade, pelo tamanho reduzido que permite o transporte a qualquer lugar.

Vale mencionar que um adaptador de rede USB não possui vida útil muito grande, uma vez que está sempre exposto ao calor do computador, e não consegue fazer nenhum tipo de milagre, sempre condicionado às limitações do computador e da rede em questões de velocidade.

A maior parte dos adaptadores de rede USB conta com segurança satisfatória, apesar de ser necessário observar quais os padrões específicos.

Veja na tabela a seguir vantagens e desvantagens de um adaptador de rede USB:

Vantagens
  • Ajuda computadores antigos a se conectarem às redes WiFi
  • É bastante versátil
  • Possui boa portabilidade
  • É seguro e eficiente
Desvantagens
  • Possui baixa vida útil
  • Não faz milagres e está condicionado às limitações do computador e da rede

Adaptador de rede USB ou PCI?

Existem dois tipos diferentes de adaptadores de rede: USB e PCI. O primeiro, é claro, é mais famoso e fácil de usar, mas possui algumas desvantagens.

O adaptador de rede USB precisa apenas ser ligado em uma porta USB, muitas vezes funcionando no sistema “plug & play”, ou seja, sem pedir por uma instalação. Um adaptador de rede PCI, por sua vez, é conectado diretamente à placa-mãe, o que gera maior dificuldade inicial.

A necessidade de ligação à placa-mãe, aliás, faz do adaptador de rede PCI exclusivo para computadores desktop e que tenham espaço interno.

Essa maior dificuldade de instalação e restrição de uso tem compensação no desempenho. Os adaptadores de rede PCI costumam ter melhor velocidade e estabilidade do que USB, além de ganharem em vida útil.

Preparamos uma tabela comparando adaptadores de rede USB e PCI:

Adaptador de rede USB Adaptador de rede PCI
Vantagens Facilidade de instalação e de uso, portabilidade Melhor desempenho e velocidade
Desvantagens Não oferece o mesmo desempenho É usável apenas em computadores desktop com espaço interno
Recomendado para Notebooks e computadores desktop sem espaço Computadores desktop

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um adaptador de rede USB

Agora que você já sabe como um adaptador pode te ajudar, é hora de aprender a escolher o modelo ideal! Selecionamos alguns importantes critérios para discutir.

Frequência

Roteadores modernos muitas vezes são dual band e funcionam com as frequências 2,4 Ghz e 5 Ghz. Isso dá a você a opção de escolher qual a rede menos congestionada e se prefere maior velocidade ou alcance.

Para que você possa aproveitar os benefícios do roteador, porém, o adaptador de rede precisa ser compatível com as frequências. Observe se o modelo escolhido é dual band ou se opera apenas com 2,4 Ghz ou 5 Ghz. Escolher um produto errado pode até te impedir de conseguir a conexão com a internet.

Imagem mostra um adaptador de rede USB em destaque.

É fundamental verificar as compatibilidades do seu adaptador de rede USB. (Fonte: EsaRiutta / Pixabay.com)

Compatibilidade

Além da compatibilidade com a frequência do roteador, o adaptador de rede USB precisa também ter ser compatível com a versão do USB e com o sistema operacional.

Confira a compatibilidade entre a versão do USB e as portas do seu computador.

Como os adaptadores de rede USB são ideais principalmente para computadores e notebooks mais antigos, é preciso observar quais as versões das portas do dispositivo e comprar modelos compatíveis. Não adianta adquirir um adaptador com conexão USB 3.0 para usar com um eletrônico de quando a tecnologia nem estava disponível.

Uma opção para caso não haja compatibilidade pode ser a aquisição de um hub USB.

Também é importante verificar com quais sistemas operacionais o adaptador de rede é compatível. Observe as versões do Windows listadas nas especificações técnicas ou se atente ainda mais caso use Mac ou Linux.

Velocidade e segurança

Todo adaptador de rede tem uma velocidade máxima que consegue oferecer. Sempre observe qual é a do modelo escolhido e pense se o número é satisfatório para você.

O adaptador de rede USB também tem importância na segurança da rede. Os padrões WEP, WPA PESK e WPA2 PESK são os mais atuais e seguros e você deve comprar apenas modelos compatíveis com um deles.

Resumo

A principal função do adaptador de rede USB é permitir a conexão WiFi em computadores mais antigos, que não possuem placa de rede, ou melhorá-la em situações específicas como grande distância entre aparelhos e roteador.

O adaptador de rede USB ideal é aquele compatível com a frequência do seu roteador, com as portas do seu dispositivo e com o seu sistema operacional. Preste atenção em cada detalhe para não perder dinheiro!

(Fonte da imagem destacada: Brina Blum / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas