Ultima atualização: 30 de setembro de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

39Horas investidas

8Estudos avaliados

134Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de adaptador Bluetooth 2021. Aqui nós apresentamos todos os adaptadores Bluetooth que nós testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor adaptador Bluetooth para você.

Você também pode encontrar respostas para as perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página, às quais você definitivamente deve prestar atenção se quiser comprar um adaptador Bluetooth.

Índice




O mais importante

  • O Bluetooth permite uma conexão de rádio sem fio entre dispositivos em curtas distâncias. Se seu computador ou sistema estéreo não tem Bluetooth integrado, você precisa de um adaptador Bluetooth!
  • Basicamente, é feita uma distinção entre adaptadores Bluetooth USB e adaptadores Bluetooth de áudio. No último caso, uma distinção adicional é feita entre os receptores e transmissores Bluetooth.
  • Com um adaptador Bluetooth USB, todos os tipos de dados (texto, imagem, áudio, vídeo, etc.) podem ser trocados. Com um adaptador de áudio Bluetooth, somente a troca de arquivos de áudio é possível, e é por isso que estes também são conectados principalmente através de um conector de 3,5 mm.

Adaptador Bluetooth: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar um adaptador Bluetooth

Qual é o alcance de um adaptador Bluetooth? O que significa Bluetooth Class?

A faixa Bluetooth depende da classe do dispositivo Bluetooth

  • Classe 1: até 100m
  • Classe 2: até 10-50m
  • Classe 3: até 1-10m

Até onde a conexão chega e quão bem ela se mantém, em última análise, depende do seu ambiente. Paredes de concreto armado entre dispositivos de comunicação podem levar a uma perda de alcance e velocidade.

Com um adaptador USB Bluetooth, você pode facilmente e a baixo custo atualizar seu dispositivo Bluetooth-less. (Fonte da foto: 123RF / amorphis)

Entretanto, o uso simultâneo de vários dispositivos Bluetooth, uma conexão WLAN ou microondas não tem um impacto negativo na qualidade da conexão.

Para uso doméstico, entretanto, nós recomendamos escolher pelo menos um adaptador Bluetooth classe 2.

Quais versões de Bluetooth estão disponíveis e qual é a correta para você?

O Bluetooth existe há quase 30 anos e, naturalmente, tem melhorado e se adaptado cada vez mais às nossas necessidades ao longo do tempo.

A tabela a seguir lista todas as versões Bluetooth com suas características e inovações mais importantes em comparação com suas predecessoras:

Version Features and innovations
Bluetooth 1.x Taxa máxima de dados: 1 Mbit/s
Bluetooth 2.x Taxa máxima de dados: 2.1 Mbit/s
- Taxa de dados aprimorada (EDR)
- Emparelhamento NFC
- compatível
Bluetooth 3.x Taxa máxima de dados: 24 Mbit/s
- Suporte de alta velocidade através dos canais WLAN e UWB
- Taxa de dados aprimorada (EDR)
- Emparelhamento NFC
- compatível
Bluetooth 4.0 - Baixo consumo de energia (Smart e Smart Ready)
- Estabelecimento de conexão mais rápida
- Emparelhamento NFC
- Melhor segurança: AES-128-bit encryption
Bluetooth 4.1 - Perfil duplo: pode ser mestre e escravo ao mesmo tempo - Perfil duplo: pode ser mestre e escravo ao mesmo tempo Baixo consumo - Par NFC - Melhor segurança: AES-128-bit encryption
Bluetooth 4.2 - Maior segurança, maior velocidade de transmissão
- Suporte IPv6
- Perfil duplo
- Baixa energia inteligente
- Emparelhamento NFC
- AES-128-bit encryption

Portanto, preste atenção se o fabricante promete explicitamente compatibilidade retroativa ou se a embalagem indica uma designação Smart Ready. Os chamados dispositivos Bluetooth Smart Ready combinam o Bluetooth Standard clássico 2.0 e a versão Smart Ready 4.0 e assim permitem a compatibilidade retroativa da versão mais recente 4.0.

Bluetooth 5.0 foi adotado em dezembro de 2016. Com esta nova versão, o intervalo deve ser quadruplicado e a taxa de dados dobrada. Além disso, novos serviços como a transmissão de localização devem ser introduzidos.

E a última parte da família Bluetooth: Bluetooth 5.1 - esta tecnologia foi instalada desde janeiro de 2019. No ambiente certo, este padrão é preciso dentro de 10 centímetros.

O que são perfis Bluetooth?

Os perfis Bluetooth determinam quais dados podem ser trocados entre dois dispositivos Bluetooth. Assim, o perfil determina virtualmente a função real de um dispositivo Bluetooth.

Portanto, os dispositivos Bluetooth só podem se comunicar um com o outro se ambos suportarem o perfil Bluetooth correspondente. Os perfis mais importantes para o uso diário de Bluetooth são:

  • OBEX: intercâmbio de dados
  • HSP: Conexão de fones de ouvido
  • A2DP: Transmissão de dados de áudio
  • HFP: Mãos livres nos carros

Importante: Todos os perfis Bluetooth só funcionam se eles forem suportados por ambos os dispositivos.
Como o

Bluetooth difere da WLAN e quais são suas vantagens e desvantagens?

Bluetooth é destinado principalmente para transmitir informações em distâncias curtas, especialmente quando a velocidade é de importância secundária. Portanto, o Bluetooth é mais adequado para aplicações que requerem apenas uma pequena largura de banda.

Tal como transferir músicas ou fazer ligações telefônicas através de fones de ouvido. Em comparação com a WLAN, o Bluetooth também é energeticamente eficiente e econômico.

Vantagens
  • Conexão estável
  • Baixo consumo de energia
  • Não requer instalação de driver (Plug &
  • Play)
  • Não requer roteador
  • Custo-benefício
Desvantagens
  • Baixa largura de banda
  • Alcance limitado
  • Número limitado de participantes de rede possível (máx. 7)

LAN sem fio, por outro lado, é adequado para redes com muitos participantes e quando uma conexão rápida é essencial. Com roteadores apropriados, um alcance significativamente maior também pode ser alcançado.

Decisão: Que tipos de adaptadores Bluetooth existem e qual é o mais adequado para você?

Basicamente, uma distinção pode ser feita entre dois tipos de adaptadores Bluetooth

  • Dongle Bluetooth USB
  • Adaptador de áudio Bluetooth (AUX)

Qual extensão Bluetooth você precisa em última instância depende do tipo de dispositivos que você quer conectar e controlar sem fio. Se um de seus dispositivos a ser conectado já tem um chip Bluetooth embutido também determina qual adaptador Bluetooth você precisa.

Na seção seguinte, nós gostaríamos de ajudá-lo a descobrir qual adaptador Bluetooth é o mais adequado para o seu propósito.

O que é um dongle Bluetooth USB e quais são suas vantagens e desvantagens?

Um adaptador USB Bluetooth dongle é um adaptador Bluetooth que se conecta a uma porta USB. Ele permite que você adicione a funcionalidade Bluetooth ao seu computador para que você possa usar acessórios e periféricos sem fio como fones de ouvido, teclados, ratos, impressoras, controladores de jogos, canetas inteligentes e muito mais.

Vantagens
  • Envio e recebimento sem fio de todos os tipos de dados
  • Conexão e uso de vários dispositivos ao mesmo tempo possível
  • Nenhuma fonte de energia adicional é necessária
  • Barato
Desvantagens
  • Preste atenção na compatibilidade com o sistema operacional
  • Instalação de driver adicional pode ser necessária
  • Ocupação permanente de uma porta USB

Agora você também pode transferir dados de qualquer tipo com uma conexão Bluetooth ativa. Por exemplo, você pode enviar vídeos ou músicas do seu smartphone para o dispositivo de origem com o dongle Bluetooth USB e reproduzi-los lá sem problemas de cabos.

O adaptador USB Bluetooth parece um dispositivo USB. Quanto menor, melhor: Para evitar atrair a atenção ou causar um incômodo, nós recomendamos um adaptador nano USB Bluetooth. Isto se projeta a menos de 1 cm do dispositivo.

Um adaptador Bluetooth USB tira seu poder da interface USB e assim diretamente do dispositivo ao qual ele está conectado. Portanto, ele não precisa de um cabo de carregamento adicional.

O que é um Adaptador de Áudio Bluetooth (AUX) e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Se você quiser reproduzir sua música do seu smartphone ou tablet através do seu sistema de som de alta-fidelidade ou auto-rádio, então você precisa de um adaptador de áudio Bluetooth. Em contraste com o dongle USB, um adaptador Bluetooth de áudio só permite a transmissão sem fio de sinais de áudio.

Vantagens
  • Uso sem fio de dispositivos sem conexão USB
  • Fácil de usar através de Plug &
  • Play
Desvantagens
  • Somente arquivos de áudio podem ser transferidos
  • Distinção entre receptor e transmissor
  • Conexão de energia adicional necessária
  • Se disponível: duração limitada da bateria

A vantagem sobre um adaptador USB é sua opção de conexão via conector de 3,5 mm ou via cinch (RCA), que são naturalmente mais comuns em dispositivos de áudio.

Também é feita aqui uma distinção entre os receptores e transmissores Bluetooth.

Em contraste com o adaptador USB, um adaptador de áudio Bluetooth não pode tirar energia da tomada de áudio e, portanto, deve ser carregado com uma conexão adicional.

Você sabia que o AUX no Adaptador de Áudio Bluetooth é sinônimo de auxiliar?

A entrada AUX é, portanto, uma entrada auxiliar, secundária ou adicional.

Se o adaptador de áudio Bluetooth permanecer permanentemente conectado, é recomendável que ele esteja permanentemente conectado à tomada elétrica. Como os smartphones modernos, a maioria dos adaptadores Bluetooth de áudio são carregados via micro USB. Se houver uma porta USB perto da tomada de áudio, ela também pode ser carregada durante o uso.

Atenção: Esta porta USB de um adaptador de áudio Bluetooth é usada apenas para alimentação e, portanto, não deve ser confundida com um adaptador USB Bluetooth!

Qual é a diferença entre um receptor Bluetooth e um transmissor Bluetooth?

Simplesmente explicado: Um transmissor Bluetooth só envia dados e um receptor Bluetooth só os recebe! Esta distinção só é encontrada em adaptadores Bluetooth de áudio.

Antes de comprar um adaptador de áudio Bluetooth, você deve considerar se você precisa de um transmissor, receptor ou possivelmente até mesmo de ambos.

  • Exemplo de Transmissor Bluetooth: assistindo TV com fones de ouvido Bluetooth sem fio

Se você já tem fones de ouvido Bluetooth e quer usá-los para assistir filmes na sua TV à noite, você vai precisar de um transmissor Bluetooth. Isto envia o som do filme para seus fones de ouvido Bluetooth.

Para fazer isso, basta conectar o transmissor de áudio Bluetooth na tomada de áudio de 3,5 mm da sua TV e emparelhar o transmissor com seus fones de ouvido, de acordo com as instruções do fabricante.

  • Receptor Bluetooth Exemplo: Reproduzir música do seu celular com seu sistema hi-fi

Como a maioria dos smartphones e tablets já tem uma função Bluetooth integrada, você só precisa de um receptor Bluetooth para o seu sistema de alto-falantes. Este recebe os sinais de áudio do seu dispositivo de transmissão e toca a música através do seu sistema estéreo.

O que é um Adaptador de Áudio Bluetooth 2 em 1?

Se você não tem certeza do que precisa ou quer permanecer flexível com seu adaptador de áudio, nós recomendamos um adaptador de áudio Bluetooth 2 em 1. Com isso, você pode alternar entre o modo transmissor e receptor com uma alavanca de alternância.

Mesmo um adaptador de áudio Bluetooth 2 em 1 só pode fazer uma coisa de cada vez! Se estiver conectado, ele pode apenas transmitir ou receber. Não os dois ao mesmo tempo!

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar os adaptadores Bluetooth

A seguir, gostaríamos de mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar os adaptadores Bluetooth. Isto tornará mais fácil para você decidir se um determinado dispositivo é adequado para você ou não.

Em resumo, estes são:

  • Opções de conexão
  • Versão Bluetooth
  • Faixa
  • Compatibilidade
  • Dimensões e peso
  • Fornecimento de energia e desempenho da bateria
  • Plug & Play
  • suporte a codecs aptX
  • Suporte multipares
  • Suporte NFC
  • Mãos-livres

Nos parágrafos seguintes, você pode ler sobre os critérios de compra individuais e como você pode classificá-los.

Opções de conexão

Como você pode ler em detalhes acima, os dois tipos de adaptadores Bluetooth diferem principalmente em suas opções de conexão. Portanto, este pode ser visto como o critério mais importante ao comprar um dongle Bluetooth e não deve ser ignorado nesta lista.

Antes de mais nada, pergunte-se quais conexões estão disponíveis no dispositivo ao qual você quer conectar o adaptador Bluetooth. Os dispositivos que você quer conectar via Bluetooth também desempenham um papel importante.

A maioria dos transmissores é ideal para dispositivos com uma conexão USB. Entretanto, há também transmissores que têm uma tomada de rede elétrica e estão conectados à tomada elétrica. (Fonte da imagem: pixabay.com / EsaRiutta)

Como o nome sugere, os adaptadores Bluetooth USB são conectados via USB. Atualmente, o USB 2.0 é o padrão no comércio. A versão sucessora mais rápida USB 3.0 dificilmente é oferecida ainda.

Adaptadores de áudio Bluetooth são conectados principalmente ao seu sistema de som hi-fi, rádio automotivo ou TV usando uma tomada de 3,5 mm. No entanto, a conexão com plugues RCA também é possível com a maioria dos adaptadores Bluetooth de áudio.

Adaptadores com conexões coaxiais digitais ou TOSLINK para uma melhor experiência sonora também podem ser encontrados hoje em dia, embora eles sejam bastante raros.

Versão Bluetooth

Nós já explicamos as diferentes versões Bluetooth com mais detalhes no guia acima. Entretanto, este também é um dos critérios mais importantes que você deve considerar ao escolher um adaptador Bluetooth.

Nós recomendamos que você escolha um adaptador com a atual versão Bluetooth 4.0 por causa do conceito de baixa energia e o melhor padrão de segurança.

Entretanto, o Bluetooth 4.0 nem sempre é compatível com suas versões anteriores! Portanto, preste atenção se o fabricante promete explicitamente compatibilidade para baixo ou se a embalagem indica uma designação Smart Ready.

Também é possível comprar um adaptador Bluetooth com versão 3.0 sem nenhum problema. No entanto, você deve evitar versões mais antigas.

Alcance

Até onde seu sinal Bluetooth deve chegar depende, é claro, de seu uso pretendido e de seu ambiente imediato. Qual o tamanho da sua casa e a distância entre os dispositivos a serem emparelhados? Você tem paredes de concreto reforçado nas proximidades que poderiam reduzir o alcance possível da conexão Bluetooth?

A experiência tem mostrado que um adaptador Bluetooth classe 2 com um alcance de aproximadamente 10 metros é suficiente para o uso diário.

Se você mora em uma casa e há um andar entre os dispositivos, um adaptador Bluetooth Classe 1 com um alcance aproximado de 100 metros é, naturalmente, melhor. No entanto, os adaptadores Classe 1 também são consideravelmente mais caros.

Você pode descobrir quais são as faixas possíveis e o que as diferentes classes Bluetooth têm a ver com elas em nosso guia acima.

Compatibilidade

Você só tem que se preocupar com a compatibilidade com dongles Bluetooth USB. A compatibilidade dos adaptadores de áudio Bluetooth depende mais de suas conexões. De acordo com o lema: Se serve, serve!

Com adaptadores Bluetooth USB, é mais necessário prestar atenção à compatibilidade com o seu sistema operacional. Usuários de Mac e Linux devem ser particularmente cuidadosos aqui, porque muitos dongles Bluetooth USB são destinados apenas para uso com Windows. Isto significa que os adaptadores Bluetooth USB podem geralmente ser ligados com todas as versões comuns do Windows, do Windows 10 ao XP.

Geralmente recomendamos que você obtenha um adaptador Bluetooth com a chamada função "Plug & Play" (veja abaixo) para lhe poupar o incômodo de instalar um driver.

Com esta função, o adaptador Bluetooth já está adaptado aos sistemas operacionais especificados pelo fabricante e, portanto, pode ser usado imediatamente.

Se você encontrar um adaptador Bluetooth sem esta função ou se ele não funcionar de imediato, não se preocupe. Como regra, um adaptador Bluetooth sempre vem com um CD de driver ou um link de download para instalar o driver apropriado. Você também pode usá-lo para fazer configurações individuais, tais como ativar vários perfis Bluetooth.

Dimensões e peso

Idealmente, um adaptador Bluetooth deve se misturar com seus dispositivos da maneira mais discreta possível. Se você também quer ser móvel com seu dongle Bluetooth, seu peso também tem um papel importante.

Se você está procurando por um adaptador Bluetooth USB, então você tem isso facilmente. Atualmente, os adaptadores Bluetooth USB são oferecidos quase exclusivamente em tamanho USB Nano.

Isto significa que o pendrive só se projeta 1-2 cm da interface e pode permanecer conectado permanentemente sem ser muito visível ou irritante.

Para adaptadores de áudio Bluetooth, as dimensões e o peso podem depender de seu uso pretendido. Em geral, no entanto, o mesmo se aplica aqui: Quanto menor e mais leve, melhor.

Muitos adaptadores Bluetooth estacionários que são destinados ao uso permanente em casa, por exemplo, em alto-falantes, podem ter o comprimento de 5-7 cm em seu lado mais longo. Visualmente, esses "grandes" adaptadores muitas vezes se encaixam melhor em um cenário de tecnologia doméstica.

Para adaptadores móveis de áudio Bluetooth, no entanto, um comprimento máximo de cerca de 5 cm é recomendado.

Fonte de energia e desempenho da bateria

Ter uma conexão Bluetooth significa finalmente ser sem fio - bem, quase. Porque até mesmo um adaptador Bluetooth tem que obter sua energia de algum lugar.

Um dongle Bluetooth USB é simplesmente fornecido com energia via USB a partir do dispositivo em que está conectado e, portanto, não precisa de nenhum cabo ou conexão adicional.

Infelizmente, a situação é um pouco diferente com os adaptadores de áudio Bluetooth. Como as conexões de áudio não têm uma função de alimentação, os adaptadores de áudio requerem uma conexão adicional para alimentação de energia permanente.

Entretanto, muitos adaptadores Bluetooth móveis também têm uma bateria recarregável para que possam ser usados sem fio pelo menos uma parte do tempo.

Como regra, a maioria dos adaptadores Bluetooth de áudio são carregados com um cabo de conexão USB-para-Micro USB.

Os adaptadores Bluetooth estacionários, por outro lado, muitas vezes não têm uma bateria e, portanto, são permanentemente alimentados por um adaptador de rede elétrica.

Ao comprar um adaptador Bluetooth, certifique-se de que ele seja compatível com a fonte de alimentação do dispositivo a ser atualizado.

Se o seu dispositivo a ser atualizado tem uma porta USB perto da interface de áudio, você pode carregar seu adaptador de áudio Bluetooth via USB durante o uso e não precisa se preocupar com a vida útil da bateria.

Se você está procurando um adaptador Bluetooth de áudio com bateria recarregável, nós recomendamos a escolha de um dispositivo com uma duração de pelo menos 7 horas.

Plug & Play

Uma função Plug & Play (PnP) permite que você use o adaptador Bluetooth diretamente sem ter que fazer mais configurações ou instalar qualquer driver. Os adaptadores Plug & Play podem assim estabelecer imediatamente uma conexão Bluetooth a outros dispositivos periféricos com apenas um aperto de botão após serem conectados.

Nós recomendamos que pessoas não-técnicas e aqueles que querem estabelecer uma conexão Bluetooth rápida sem nenhuma configuração individual façam uso de adaptadores Bluetooth com a função Plug & Play.

aptX - Codec Support

O suporte AptX é especialmente relevante para audiófilos, porque este codec permite uma melhoria na qualidade de áudio percebida. Assim, o codec aptX desempenha um papel principalmente para adaptadores de áudio Bluetooth.

O que é aptX?

No perfil A2DP (Advanced Audio Distribution Profile) do Bluetooth, o codec de áudio chamado SBC é normalmente suportado. Entretanto, a SBC representa uma codificação comprimida de sinais de áudio com perda. Com SBC, arquivos de áudio são convertidos como MP3 e comprimidos novamente antes de serem enviados para o receptor. Este tratamento lento e consumidor de energia não é audivelmente bom para os dados de áudio.

A característica especial do codec aptX é que embora um sinal de áudio seja comprimido, como é necessário para a transmissão sem fio via Bluetooth, o sinal de áudio após a descompressão não mostra praticamente nenhuma perda em comparação com a faixa original.

Outra vantagem do aptX é sua alta velocidade de codificação. Isto porque o SBC do codec padrão anterior é lento e requer mais potência.

Suporte Multipar

O Multipar permite a conexão simultânea de vários dispositivos com o adaptador Bluetooth. A vantagem desta função é que você pode alternar rapidamente entre vários dispositivos de fonte como smartphones ou tablets sem ter que emparelhá-los de novo e de novo com o adaptador Bluetooth.

Nós recomendamos um adaptador de áudio Bluetooth com função multipares se várias pessoas em sua casa quiserem usar a conexão Bluetooth com diferentes dispositivos. Por exemplo, se todos querem tocar música de seu smartphone com o sistema de som de vez em quando.

Suporte NFC

O chamado Near Field Communication (NFC para abreviar) é um bom artifício para simplificar o emparelhamento dos dispositivos a serem emparelhados. NFC é uma tecnologia que permite que os dispositivos habilitados para Bluetooth se comuniquem uns com os outros sem fio simplesmente tocando uns nos outros.

Na vida cotidiana, você pode ter encontrado a tecnologia NFC ao fazer pagamentos sem dinheiro com seu smartphone ou com um cartão bancário habilitado para NFC.

Para usar esta função, ambos os dispositivos a serem emparelhados devem, naturalmente, ter um chip NFC, e é por isso que a compra de um adaptador Bluetooth com NFC raramente vale a pena. No entanto, se o seu smartphone tem um chip NFC integrado, a compra vale definitivamente a pena considerar. Especialmente se você sempre quiser emparelhar outros dispositivos com o adaptador Bluetooth.

Hands-free kit

Um adaptador Bluetooth não só é prático para a reprodução de música sem fio, mas também é um recurso importante para chamadas telefônicas hands-free no carro. Portanto, se você está procurando um adaptador de áudio Bluetooth para o seu auto-rádio, nós recomendamos um com um sistema de mãos livres embutido.

Há modelos que podem ser anexados ao painel com um suporte discreto, por exemplo, e assim permitir que você controle facilmente suas músicas ou ligações telefônicas. Os adaptadores Bluetooth deste tipo também são alimentados via USB. Se você não tiver uma conexão USB em seu carro, não se esqueça de obter uma tomada de isqueiro adequada com um adaptador de energia USB.

Fatos que vale a pena saber sobre adaptadores Bluetooth

O que é Bluetooth afinal?

Bluetooth é um padrão de rádio padronizado que permite a transmissão de dados sem fio entre vários dispositivos em curtas distâncias.

Já nos anos 90, partes essenciais deste processo de rádio foram desenvolvidas para a empresa sueca de tecnologia Ericsson. Outras partes foram adicionadas mais tarde pela Nokia e Intel.

O nome Bluetooth refere-se ao rei dinamarquês Harald Blatand (alemão: Blauzahn, inglês: Bluetooth), que uma vez uniu grandes partes hostis e grandes partes da Dinamarca e da Noruega. A tecnologia sem fio Bluetooth também tem o objetivo de aproximar o mundo digital mais facilmente e substituir diferentes tipos de conexões. O logotipo Bluetooth mostra um monograma das antigas runas norueguesas para H e B em homenagem ao rei.

Como funciona o Bluetooth?

Bluetooth transmite e recebe ondas de rádio em uma banda de freqüência de 79 canais diferentes entre uma largura de banda de 2,4 e 2,480 GHz.

Se dois dispositivos querem se conectar um ao outro via Bluetooth, eles tomam um desses canais ao acaso. Entretanto, se este canal já estiver ocupado, eles simplesmente pulam para a próxima freqüência de canal livre. Este procedimento de salto de freqüência também é chamado de Frequency Hopping Spread Spectrum (FHSS). Para minimizar o risco de interferência de outros sinais (tais como WLAN ou microondas, etc.), dispositivos Bluetooth pareados pulam entre canais quase 1600 vezes por segundo.

Os dispositivos Bluetooth reconhecem automaticamente uns aos outros e até oito dispositivos podem ser conectados simultaneamente. Durante uma conexão Bluetooth, os dispositivos formam uma mini-rede ad-hoc chamada piconet. Desde que haja espaço, os dispositivos podem entrar ou sair desta piconet a qualquer momento.

Você sabia que o nome 'Bluetooth' vem do Rei dinamarquês Harald 'Blauzahn' Gormsson?

Harald Gromsson era conhecido por duas coisas: por um lado ele uniu os reinos dinamarquês e norueguês e por outro lado ele tinha um dente azul-morto a cinzento que lhe valeu o apelido de Blauzahn.

Um dispositivo atua como um controlador (mestre), enquanto os outros dispositivos obedecem a seus comandos (escravos).

Um chip com uma unidade transmissora e receptora está embutido em dispositivos com Bluetooth.

Cada dispositivo tem um número de série único de 48 bits para que ele possa se identificar de forma única dentro de uma rede Bluetooth.

Para estabelecer uma conexão ideal, você deve idealmente ter a versão mais recente do Bluetooth. Mas não se preocupe! Como regra, as novas versões Bluetooth são sempre compatíveis com a versão para baixo.

O que significa SIG?

O Bluetooth Special Interest Group (SIG) é uma comunidade de interesse composta por mais de 30.000 empresas com o objetivo de promover o desenvolvimento e a difusão da tecnologia Bluetooth.

Bluetooth SIG possui a marca registrada Bluetooth e publica as especificações Bluetooth. Foi fundada em 1998 pela Ericsson, IBM, Intel, Nokia e Toshiba.

Hoje, seus maiores promotores incluem gigantes tecnológicos como Apple, Microsoft, Intel, Ericsson, Lenovo, Nokia e Toshiba.

Qual é a diferença entre adaptador e dongle?

Não há nenhuma!

Os termos adaptador e dongle podem ser entendidos como sinônimos em relação ao Bluetooth.

Originalmente, o termo "dongle" na verdade significava plugues de proteção contra cópia, tais como hardlocks e chaves de hardware. Enquanto isso, um plugue que permanece em uma interface USB por um longo período de tempo é coloquialmente referido como um dongle. Entretanto, não apenas adaptadores Bluetooth, mas também adaptadores WLAN ou pen drives podem ser sinônimos chamados de dongles.

Quais alternativas existem para os adaptadores Bluetooth?

A única alternativa é obter um novo dispositivo com um chip Bluetooth embutido. O wireless está dentro e a multitarefa técnica é o futuro, e é por isso que a maioria dos fabricantes de tecnologia estão cada vez mais otimizando seus novos dispositivos para uso wireless. Quase nenhum dispositivo eletrônico aparece hoje no mercado sem uma opção Bluetooth.

Claro, comprar um dispositivo completamente novo nem sempre é a opção mais barata, e é por isso que você pode facilmente atualizar seus dispositivos antigos favoritos com um adaptador Bluetooth.

Fonte das fotos: gittta / 123RF

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas