Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

20Produtos analisados

21Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Desde o seu lançamento a câmera GoPro se tornou a companheira de aventuras de diversas pessoas pelo mundo e para facilitar e melhorar ainda mais o seu desempenho surgiram os acessórios GoPro e é sobre eles que falaremos hoje. Seja muito bem-vindo!

Servindo para proteção, estabilização e melhoria nas fotos e vídeos, esses produtos estão disponíveis em diversos modelos e entre os mais conhecidos estão os tripés, suportes, flutuadores e muitos outros.

Porém, na hora de escolhê-los surgem algumas dúvidas como qual é o melhor ou para que eles servem e se você está passando por isso saiba que nesse texto responderemos todas as suas perguntas e ao final da leitura você estará pronto para fazer a melhor compra, então vamos lá?

Primeiro, o mais importante

  • Existem acessórios que permitem uma melhor utilização da GoPro e outros que atuam a protegendo, evitando assim que se quebrem com facilidade em casos de quedas ou choques.
  • Dentre os acessórios mais usados estão os tripés, monopés, garras, flash e controle remoto.
  • O valor desses produtos é muito variável, existindo opções com preços mais em conta e outras mais caras.

Ranking: Os 4 melhores acessórios GoPro

Existe uma série de acessórios GoPro e para que o uso da sua câmera possa ser ainda mais positivo é essencial escolher um produto de qualidade e para te mostrar quais são os mais recomendados pelos usuários que criamos esse Ranking com as opções, confira:

1º - Flutuador para Câmera GoPro AFLTY-003

Ideal para quem gosta de se aventurar na água, esse flutuador para GoPro é compatível com todos os modelos da câmera e possui a cor laranja vibrante, que auxilia na sua localização.

O produto é composto por adesivos de padrão industrial e a sua fixação deve ser feita através da traseira da GoPro para mantê-la flutuando. Além disso, ele acompanha um BacPac compatível com a parte traseira da caixa, uma parte traseira da caixa padrão, dois suportes de fixação de adesivos e duas alças de câmera para dar maior segurança.

2º - Faixa de Cabeça com Suporte para GoPro

Possuindo uma faixa elástica facilmente ajustável, esse acessório para GoPro mantém a câmera ajustada na cabeça do usuário e com isso permite que suas mãos fiquem livres, sendo uma ótima opção para quem pratica esportes como ciclismo, skate ou até mesmo surf.

Ela é confeccionada com um material antiderrapante, a prova d’água e muito resistente, permitindo a sua utilização em diversas situações. Para a fixação na câmera há um pino longo com porca que é produzido em aço inoxidável e com isso não enferruja ou estraga quando exposto à umidade.

3º - Kit de Lente Protetora para GoPro ALCAK-302

Voltado para proteger a câmera e também manter a sua lente longe de sujeiras, poeiras e arranhões, esse kit com lentes protetoras serve para encaixe na lente da GoPro e pode ser utilizado com o suporte de armação ou então diretamente na câmera.

No kit há além das lentes há uma tampa para elas, uma capa para as lentes na caixa padrão, uma tampa da bateria e uma porta lateral de reposição. Esse produto é compatível com as câmeras de modelo HERO3+.

4º - Suporte para tripé de GoPro

Funcionando como um dispositivo de segurança, esse suporte para tripé de GoPro é compatível com todos os modelos de câmeras Hero e serve para a sua melhor fixação, possuindo uma rosca universal, que se adequa a diversas versões de tripé.

O produto possui montagem e desmontagem simples e acompanha ainda um suporte para tripé de liberação rápida, que permite uma excelente movimentação facilitando a utilização da câmera em diversas situações.

Guia de Compra

Que a GoPro é uma câmera de excelente qualidade não há dúvidas, porém em algumas situações a sua utilização e desempenho podem ser melhorados e para isso foram criados os seus acessórios, que se tornaram aliados dos usuários desse produto.

Dentre tantas opções, reunimos nesse Guia de Compra tudo que você precisa saber sobre eles e assim não te restarão dúvidas a respeito desse tipo de produto e das suas vantagens em adquirir pelo menos um para a sua GoPro. Então continue lendo para saber tudo!

Na foto uma mulher de costas segurando um monopé com um GoPro apontado para uma cidade ao fundo.

Os acessórios GoPro são uma ótima opção para facilitar a utilização desse tipo de câmera. (Fonte: dmitrimaruta / 123rf)

O que são os acessórios GoPro?

Disponíveis nos mais diversos tipos e modelos, os acessórios GoPro podem ser classificados como produtos que servem para dar maior segurança, estabilidade e garantir uma melhor utilização dessa câmera que é a companheira de diversas pessoas por todo o mundo.

Eles foram desenvolvidos conforme a GoPro foi fazendo sucesso e pode-se dizer que atualmente esses produtos conseguem suprir todas as necessidades dos usuários e fazem com que a utilização dessa câmera seja ainda melhor.

Qual a história da GoPro?

Criada em 2005, a GoPro foi a primeira câmera de ação criada no mundo e tem como idealista e fundador um surfista que desejava filmar seus momentos dentro do mar. O nome do detentor dessa ideia que fez e continua fazendo muito sucesso é Nick Woodman, um norte-americano que na época tinha 27 anos.

A primeira câmera GoPro pesava 200 gramas e já vinha acompanhada de dois itens que podem ser considerados os primeiros acessórios para esse item e eram eles uma case que servia para prendê-lo em diversas superfícies e um adaptador para luvas de esqui.

Nessa época a GoPro já podia ser utilizada embaixo da água a uma profundidade de até 5 metros e funcionava através de um filme 35 mm. Passados 14 anos do seu lançamento hoje já existem diversos modelos dessa câmera e com ela é possível filmar e tirar fotos com excelente qualidade.

Quais as vantagens e desvantagens dos acessórios GoPro?

Por existirem diversos tipos de acessórios eles conseguem ter muitas vantagens e a principal delas é proporcionar uma melhor utilização da GoPro e ainda poderem atuar na melhora da sua durabilidade, já que existem muitas opções que servem como protetoras para a câmera.

Além disso, outros pontos positivos são causar uma melhora na qualidade das imagens que são captadas pela GoPro e conseguir promover formas diferenciadas de uso para a câmera, mesmo em situações onde as mãos estão ocupadas.

Por outro lado, existe um ponto negativo e ele está relacionado ao fato de que não existe um único acessório de consegue suprir todas as necessidades e com isso acaba sendo necessário adquirir muitas vezes mais de um para conseguir alcançar o resultado desejado.

Vantagens
  • Protegem a câmera
  • Melhoram a sua utilização
  • Conseguem aprimorar a qualidade da câmera
  • Permitem diferentes formas de uso para a GoPro
Desvantagens
  • Não existe um único acessório que pode suprir todas as necessidades

Quais os acessórios GoPro mais utilizados?

Como você viu há uma série de acessórios GoPro, porém existem algumas opções que estão entre as mais escolhidas pelos usuários desse tipo de câmera e te mostraremos agora todas elas.

  • Suportes: Existem várias opções de suportes para GoPro e dentre elas estão os que são para fixação da cabeça e no peito. Eles são muito utilizados principalmente por quem pratica atividades no qual as mãos estão ocupadas como ciclismo, por exemplo, e facilitam muito as gravações com a câmera.
  • Tripés, monopés e garras: Esses três tipos de produtos são comercializados de maneira separadas ou conseguem ser encontrados em um único item e ajudam a dar mais estabilidade para a GoPro, além de auxiliarem na sua fixação em determinados locais.
  • Controle remoto: Essa outra opção é ótima porque permite acionar a câmera mesmo a distância e com ele é possível ligar, desligar, gravar e até mesmo tirar fotos.
  • Dome: O dome é um acessório muito útil para quem usa a GoPro na água e permite tirar fotos ou gravar o que acontece dentro e fora dela ao mesmo tempo, promovendo efeitos muito interessantes.
  • Flash: Ideais para situações onde a luminosidade é baixa, os flashs são acessórios pequenos e muito práticos que conseguem melhorar e muito a qualidade dos vídeos e fotos.
  • Filtros de mergulho: Também voltados para a utilização na água, esses filtros servem para promover uma correção das cores e facilitar a captura de imagens nessas ocasiões.
  • Protetores e capinhas: Existem protetores para a lente e para a tela da GoPro e capinhas que são uma boa escolha porque conseguem mantê-la livre de poeiras, riscos e até mesmo diminuir as chances de quebra em casos de quedas.
Na foto uma câmera GoPro e diversos acessórios ao seu redor.

Existem acessórios GoPro para todas as necessidades e formas de utilização. (Fonte: ruletka / 123rf)

Quanto custa?

Devido ao fato dos acessórios GoPro existirem em diversas categorias há uma ampla variação de preço desses produtos, porém pode-se considerar que os mais em conta custam por volta de R$ 5, falando em tampas e filtros simples, e os mais caros podem passar dos R$ 1.500 e são estabilizadores para a câmera.

Onde comprar?

Pensando em variedade, as lojas online são a melhor opção para adquirir os acessórios GoPro, já que nelas é possível encontrar tudo o que se deseja sem sair de casa e de maneira muito simples. Dessa forma, alguns sites onde há bons produtos são:

  • Amazon
  • Mercado Livre
  • Americanas
  • Submarino

Já quem deseja fazer as compras em lojas físicas pode buscar esses itens nas que vendem especificamente itens para câmeras e fotografia, já que nelas é mais fácil de achá-los.

Critérios de Compra: Fatores para comparar as opções de acessórios GoPro

Se você não vê a hora de adquirir alguns acessórios para poder usar de uma maneira ainda melhor a sua GoPro saiba que existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora da escolha para não errar e te mostramos quais são eles abaixo:

  • Tipo de utilização
  • Material
  • Modelo da câmera
  • Originalidade

Agora detalharemos cada um para que você possa fazer a escolha ideal.

Tipo de utilização

O primeiro fator a ser analisado para escolher um acessório GoPro é o local onde se deseja utilizá-lo e isso é importante para que seja possível alcançar o pleno funcionamento do produto.

Se o desejo é para o uso na água, então vale a pena escolher um item que flutue ou que não estrague em contato com a água. Se é para outras situações, então vale checar sua compatibilidade com o local onde a câmera será fixada, seja ele o seu corpo, bicicleta e afins.

Na foto um homem em um caiaque dentro da água com uma GoPro no seu capacete.

Para usos específicos é necessário escolher acessórios que sejam compatíveis com eles, dessa forma se garante o melhor desempenho do acessório. (Fonte: Brett Sayles / Pexels)

Material

Ainda pensando no local de utilização da GoPro é essencial analisar o material em que ele é fabricado para garantir a sua melhor durabilidade.

Dessa forma, vale checar se ele é a prova d’água, se suas ferragens são feitas de material que não enferruja, se é confortável, fixa-se bem e afins. Com isso você consegue garantir conforto, segurança e outros fatores que irão garantir a sua satisfação.

Reflita bem se o material escolhido é resistente o suficiente para o uso que você dará a ele. Essa é a melhor forma de garantir um bom custo-benefício.

Modelo da câmera

Não se pode deixar de checar também se o produto que está sendo escolhido é compatível com o modelo da GoPro que você possui para não ter problema.

Mesmo que diversas opções possam ser utilizadas com todas as GoPro, sabe-se que existem algumas versões mais específicas e como há atualmente uma série de versões dessa câmera não se deve deixar de verificar isso. Caso contrário, ao receber o produto você pode não conseguir usá-lo, o que seria bem frustrante.

Na foto uma câmera GoPro em um tripé apontada para um mar.

Normalmente os tripés e monopés são compatíveis com todos os modelos de GoPro, porém, é sempre necessário checar antes de comprá-los. (Fonte: Gabriela Palai / Pexels)

Originalidade

Outro ponto importante a se pensar está relacionado ao fato de adquirir um acessório original ou de outros fabricantes. Não que os similares sejam ruins, porém muitas vezes podem pecar na compatibilidade, não fixar corretamente e até mesmo serem feitos de materiais que deixam a desejar no quesito durabilidade.

Dessa forma, é bom analisar se o investimento e até mesmo a economia serão vantajosos ou se não cairá em uma cilada.

Uma peça fabricada pela própria GoPro é a garantia de qualidade e durabilidade.

(Fonte da imagem destacada: Marina Boyarkina / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.